Indicado para o processo de solda TIG. Eletrodo ponta Cinza, pode ser utilizado em solda AC ou CC. Bastante usado em soldas com aplicações delicadas ou em baixas amperagens.
Dados Técnicos:
Diâmetro do eletrodo de tungstênio – 3/32" – 2,4mm
Cor da ponta do eletrodo – Cinza
Percentual de cério – 2% de Cério
Utilização – Aço carbono, Aço inox, Cobre, Bronze e Titânio
Eletrodos de Tungstênio para Solda TIG com pontas Vermelha de Tório, Verde Puro, Azul de Lantânio ou Cinza de Cério. Agulhas de diversas medidas ache aqui! Eletrodo de solda não consumível usado para a criação do arco de solda para a inserção do consumível Vareta TIG.
Apesar de não serem fundidos para fazer parte do cordão de solda, os eletrodos utilizados na soldagem TIG sofrem desgaste, sendo, por isso, enquadrados como consumíveis do processo . Fornecidas com 150 a 175 mm de comprimento de tungstênio puro ou com pequenas adições de óxidos de tório (denominado tória), de zircônio (zircônia), de lantânio (lantânia), de cério (céria), ou ainda de outras terras raras.
Afiação de Eletrodos de Tungstênio – facilita a emissão de elétrons por Efeito Termiônico (além da ponta facilitar o aquecimento por ter menos volume, há o efeito emissivo das “pontas”) e por garantir um arco estável. Uma forma de manter a ponta do eletrodo afiada durante a soldagem é por meio da seleção correta do tipo de eletrodo. Polaridade direta (eletrodo negativo), aplicadas em aços ao carbono e inoxidáveis, os eletrodos dopados com tória, lantânia ou céria são recomendados justamente pela capacidade de manter a ponta afiada em ângulo. Facilita a abertura de arco e confere maior estabilidade à soldagem. Corrente alternada, aplicadas em alumínio e ligas similares, maior aquecimento da ponta do eletrodo. – Eletrodo de tungstênio puro, a ponta do eletrodo se funde, ficando com uma forma abaulada. Apesar da perda de afiação é utilizado em soldagem a plasma. – Óxido de zircônio (zircônia), componente que, também por facilitar a emissão termiônica, reduz a temperatura de trabalho do eletrodo, mas sem conseguir evitar a fusão da ponta. São utilizados no processo a plasma, porém são mais caros. Nos contate para saber mais!
Peças para Tochas TIG, como Eletrodos de Tungstênio, Pinças, Porta Pinças, Bocais, Corpo da Tocha, conectores e gatilhos você encontra aqui.
As Tochas TIG possuem internamenle uma pinça. que serve para segurar o eletrodo de tungstênio e fazer contato elétrico e que deve ter um tamanho adequado para cada diâmetro de eletrodo. Elas possuem ainda bocais para direcionamento do fluxo de gás, que podem ser cerâmicos ou metálicas e são fornecidos em diversos diâmetros. O diâmetro do eletrodo de tungstênio e do bocal deve ser ascolhndo em função da espessura da peça a ser soldada e da corrente de soldagem a ser usada. A porta finça fixa a pinça e também possui diâmetro de acordo com o Eletrodo de Tungstênio. O Eletrodo de Tungstênio pode ter várias composições: Puro (ponta verde), com 2% de tório (ponta vermelha), Cério (cinza) e Lantânio (azul). A tampa longa ou curta fixa a pinça pela parte superior definindo o comprimento de Eletrodo de Tungstênio que ficará para fora da tocha.
Encontre na Solenge Tochas de Solda TIG para uso em Máquinas de Solda TIG e Inversoras de Solda. Ache também as peças consumíveis para tochas TIG, como Bocais de cerâmica, Eletrodos de Tungstênio, porta-pinças (corpo-fixador), pinças, difusores, tampas e corpos das tochas. Os cabos de Solda TIG podem ter de 4 a 8m de comprimento.
O processo de Solda TIG também chamado de GMAW (inglês) ou WIG (alemão) usa a Tocha de Solda TIG para conduzir a corrente de Solda e gás de solda da máquina para a poça de fusão onde ocorre o arco elétrico de Solda. Dessa forma, as tochas suportam o eletrodo de tungstênio e conduzem o gás de proteção até o arco.
Tochas de Solda Tig são classificadas basicamente pelo seu mecanismo de refrigeração. As tochas refrigeradas a gás são mantidas na temperatura adequada pelo efeito de resfriamento causado pelo próprio gás de proteção. Normalmente, no processo de solda TIG se usa o argônio como gás de proteção. Estas tochas estão limitadas a uma corrente máxima de cerca de 200 A.
REFRIGERADAS A ÁGUA
Já as tochas refrigeradas a água, promovem a circulação de água, normalmente em circuito fechado, para refrigeração. Desta forma, pode-se dispor de tochas que suportam correntes de até 1000 A. Podem ser aplicadas em soldas manuais ou em equipamentos automatizados de TIG.
Gás de proteção é dirigido para a zona de soldagem por bocais fixados na extremidade das tochas. O objetivo da utilização dos bocais é produzir um fluxo laminar do gás de proteção. Os bocais podem ser fabricados de materiais cerâmicos para suportar a alta temperatura.
A Solenge possui diversos modelos de Tochas TIG, como SR9, 17, 18, 20, 26, com válvula ou gatilho para acionamento. Temos modelos e peças de diversas marcas, como Oximig, Sumig, Binzel, Tbi e importados.